quarta-feira, 23 de julho de 2014

Rafael Barbosa, ex-secretário de saúde.

O ex-secretário de saúde do DF Dr. Rafael Barbosa sabe que três anos foram poucos para melhorar a saúde no DF, mas nos três anos fez o seu melhor. Em entrevista para o jornal da comunidade ilustra algumas das melhorias realizadas na sua gestão...

*Todos os hospitais passaram por reforma, com ampliação e criação de  novos serviços. Ampliamos pronto-socorros, como o do Hospital de Planaltina, inauguramos o bloco materno-infantil de Sobradinho, inauguramos o pronto-socorro do Hospital de Taguatinga,  o centro cirúrgico de Ceilândia, a UTI e o pronto-socorro do Gama, ou seja, uma série de obras que foram feitas que tem garantido um melhor atendimento para nossa população. Além disso, tem a parte de equipamentos. Nós tínhamos 11 equipamentos de tomografia na rede, sendo que oito estavam quebrados. Então, se investiu muito na incorporação de novas tecnologias na rede, os aparelhos foram todos consertados, antes tinha fila de espera pra tudo, para tomografia, para ressonância magnética, hoje não tem mais fila de espera para se fazer exames na nossa rede. 

*Melhoramos o atendimento voltado à saúde mental. Éramos a segunda unidade da Federação com a pior cobertura de atendimento. Inauguramos cinco unidades de atendimento para alcoólicos e outras drogas, com atendimento 24 horas e internação, não existia nenhuma no DF. Modernizamos a nossa rede, somos os únicos no Brasil a possuir prontuário eletrônico em todos os hospitais. Lançamos uma parceria público-privada para a construção de dois hospitais novos, um no Gama com 500 leitos e um de trauma dentro do complexo do Hospital de Base, com 250 leitos. Estamos também com o processo para a construção de um Hospital do Câncer aqui em Brasília, de 150 leitos.

*Criamos novos serviços, como o de hemodinâmica do Hospital de Base, que faz cateterismo e angioplastia, funciona 24 horas e recentemente compramos mais um equipamento. Além disso, compramos novos tomógrafos para a rede, vamos inaugurar o PETCT, aparelho que faz um exame auxiliar para diagnóstico e acompanhamento do tratamento do câncer, que ainda não tem na rede pública, esse será o primeiro. Também temos a ampliação de serviços, o exemplo maior disso é  o número de UTIs. Antes eram 206 leitos na rede pública, em três anos nós já dobramos esse quantitativo, hoje são 437 leitos de UTI dentro da própria rede. Inauguramos nove clínicas da família, construídas todas nesse governo, o que mostra a preocupação com a saúde da família. Quando assumimos a cobertura era a pior do Brasil, de apenas 12%, hoje a estratégia de saúde da família está em 30%. Eram 123 equipes, hoje já são 260. Implantamos no primeiro ano de governo o Hospital da Criança José de Alencar, que tem um modelo de excelência e a construção da segunda etapa já começou, a previsão de inauguração é outubro. Já contratamos cerca de 13 mil novos servidores para a rede. Reformamos 40 centros de saúde para nossa população. 



Equipe 1310.

Nenhum comentário:

Postar um comentário