quarta-feira, 23 de julho de 2014

Como proteger a saúde do ar seco

Começou o tempo quente durante o dia e frio a noite. A seca começa a pegar pesado no fim de Julho até outubro. Porém, é fácil passar pela temporada se você se atentar aos cuidados. 

Brasília amarga um período de baixa umidade do ar que provoca problemas respiratórios em seus quase 2 milhões de habitantes e resseca por inteiro os gramados da capital do país.

Os moradores de Brasília que sofrem de rinite alérgica tem seus problemas agravados pela inflamação da mucosa nasal, provocada pelo ressecamento típico de inverno no planalto Central. Para combater esse mal, o melhor é as pessoas instalarem um umificador de ar ao pé da cama. Quando isso não é possível, você pode usar qualquer outro substituto: bacia com água no quarto, toalhas molhadas no berço das crianças, etc…

Quando ocorre a seca, as doenças respiratórias aparecem: os resfriados, as gripes, as infecções respiratórias e a desidratação minam a saúde das crianças, sobretudo os filhos dos mais pobres que residem nas cidades-satelites da capital federal.

O ressecamento das mucosas do aparelho respiratório torna as pessoas mais suscetíveis ao ataque dos vírus bactérias e, portanto mais sujeitas a todo tipo de afecção respiratória. As pessoas portadoras de asma são as que mais sofrem.


  •  Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco;
  • Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos;
  • Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos;
  • Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores); e,
  • A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
Desejamos sucessos, saúde e sabedoria a todos!

Equipe 1310.

Nenhum comentário:

Postar um comentário