quinta-feira, 24 de julho de 2014

Carreta da Mulher no DF.

Atualmente, as cinco Carretas da Mulher estão em Planaltina, SIA, Recanto das Emas, Ceilândia e Brazlândia (veja endereço abaixo). São oferecidos três tipos de atendimento, e cada unidade tem a capacidade máxima de realizar 150 exames diariamente.
Mamografias e ecografias necessitam de pedido médico. Para mulheres acima de 50 anos (idade de risco), porém, o exame pode ser feito sem o pedido. Para fazer o requerimento, a paciente deve ir ao centro de saúde mais próximo à sua residência. O resultado da ecografia fica pronto em alguns minutos após a conclusão do exame. Já o da mamografia fica pronto em até sete dias, e o Papanicolau requer 30 dias.
RECOMENDAÇÕES – Para fazer o Papanicolau, a equipe técnica das carretas recomenda alguns cuidados, como evitar manter relações sexuais dois dias antes do exame; evitar usar creme vaginal um dia antes do exame; se estiver menstruada, marcar outra data para colher o material; e evitar fazer limpeza com ducha na região da vagina antes do exame.
O objetivo do programa é rastrear e detectar precocemente câncer em mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 50 a 69 anos para a mamografia, e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero.
O atendimento é das 8h às 17h. 

* Local: Planaltina   Morumbi – ao lado da escola Osório Bakchin;
Até 24 de julho

*Local: SIA    Estacionamento da Administração do SIA, ao lado da Feira dos Importados;
Até 25 de julho

*Local: Recanto das Emas – Clínica da Família – Quadra 104/105 – Área Especial
até 1º de agosto 

*Local: Ceilândia – QNN 16, Lt F, Área Especial
até 8 de agosto

*Local: Brazlândia - Centro de Saúde no 01 – Entre quadras 6/8, Área Especial no 01 (Av. dos bancos) 
até 11 de agosto 

Mais informações: www.carretadamulherdf.com.br
Qualquer dúvida, ligar para:
Dôra ou Thaís (Subsecretaria de Atenção Primária), fone 3348-6257


CARRETA DA MULHER. MAIS SAÚDE PARA A MULHER, PERTINHO DE CASA.

Foi pensando na saúde de milhares de mulheres do DF que Rafael Barbosa, como secretário de saúde, fez a Carreta da Mulher.

Desde 2012, mais de 135 mil exames já foram realizados, incluindo os preventivos ao câncer de colo de útero, mamografias e ultrassonografias.

Como Deputado Federal, Rafael Barbosa vai trabalhar para que o futuro governador do DF faça mais Carretas da Mulher e outras iniciativas que melhorem a saúde das mulheres e de toda a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário