quinta-feira, 31 de julho de 2014

Lançamento da campanha.

Nessa quarta-feira (30) o Minas Brasília Tênis Clube  virou palco da continuidade das mudanças. Nos orgulhamos de ver tanta gente reunida em busca de um DF digno e mais humanitário. 


Veja o lado bom das coisas. 
Você já parou pra pensar o que seriam das oportunidades se não fossem as mudanças?







 
 
Agradecemos a todos que estiveram presente acreditando que as mudanças irão continuar e serão construídas na base da confiança de quem sabe e faz acontecer. Obrigado!





Equipe 1310. 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ninguém melhor do que você, brasiliense, para nos ajudar a identificar as necessidades do Distrito Federal. Em 28 anos de trabalho e aprendizado, o médico Rafael Barbosa sempre buscou construir uma relação de responsabilidade e compromisso com Brasília, estando a frente de entidades que representam a categoria médica, coordenou o sistema nacional de transplante, entre outras experiências. Além disso, nos últimos anos ele atuou como responsável pela gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lutando por mudanças e melhorias para a saúde da população. 

A equipe 1310 convida vocês para estarem conosco e o Rafael Barbosa nessa data importante para darmos continuidade nas mudanças da nossa capital! Para fazer muito mais...


Aguardamos todos!!!

Equipe 1310.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Santa Maria, RA XIII.

O Núcleo Rural Santa Maria permaneceu como área rural de Gama até 1992, quando a Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14604/93, desanexaram o território, criando a região administrativa de Santa Maria.

Sua criação está vinculada ao Programa de Assentamento de Famílias de Baixa Renda, em lotes semi-urbanizados. O Governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria e transferiu os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal. Santa Maria é composta de área urbana, rural e militar.

Na área rural, estão os Núcleos Rurais Alagado e Santa Maria, onde predominam as atividades de agropecuária e a exploração de jazidas de cascalho.

Na área militar, estão localizados o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – Cindacta, do Ministério da Aeronáutica e a Área Alfa, pertencente ao Ministério da Marinha.

O nome Santa Maria originou-se do nome do rio que existia no local com nome de rio Santa Maria.

A região administrativa de Santa Maria tem como Padroeira a Santa Mãe de Deus, com data de culto público em 1º de janeiro, sendo ponto facultativo na região administrativa, conforme a Lei nº 2908, de 05/02/2002.

É uma região administrativa que compreende as áreas da Marinha, Saia Velha, Polo JK, além da própria Santa Maria, e se localiza aproximadamente 26 km de Brasília.

A cidade é rodeada por dois ribeirões, Alagado e Santa Maria, este originando o nome da cidade. As primeiras quadras foram ocupadas a partir de fevereiro de 1991.

Ocupando uma área de 211 km², possui uma população de 123 956 habitantes, conforme censo (PDAD 2010/2011). O aniversário da cidade é comemorado em 10 de fevereiro.

A cidade é fruto de um grande programa de distribuição de lotes realizado pelo governo do Distrito Federal. Assim como as demais regiões administrativas do Distrito Federal, Santa Maria nos primeiros anos, era dotada de pouca infra estrutura urbana, que aos poucos foi sendo consolidada. Hoje, a cidade tem 100% de asfalto, 100% de iluminação pública, 100% de água encanada e esgoto tratado. Recentemente a cidade teve inaugurado seu primeiro hospital público, o Hospital Regional de Santa Maria.

                                                Hospital Regional de Santa Maria

Santa Maria possui uma das festas populares mais prestigiadas do Distrito Federal, a festa de aniversário de Santa Maria - FASSANTA, a cada ano que passa o público aumenta com atrações nacionais e locais. Outra grande festa tradicional de Santa Maria é a Fé Santa, realizada no estacionamento da Paróquia São José, costuma atrair grandes públicos. Possui vários músicos, bandas e grupos de teatro. Dentre eles, a CIA de Teatro Barcaça dos Beltranos, projeto artístico-pedagógico que há vários anos desenvolve projetos e montagens teatrais com jovens, adolescentes e adultos da própria comunidade, bem como Gama e Entorno.

Outro grande movimento cultural que acontece na cidade de Santa Maria, é A Via-Sacra de Santa Maria, que atrai um grande público, atualmente conta com cerca de 300 pessoas envolvidas em sua montagem, desenvolvimento e apresentação. Ela surgiu no GTAC (Grupo de Teatro Atores de Cristo), um grupo muito popular na cidade, nascido em 1995, o grupo pertencente a Paróquia São José e é referencia em Teatro Cristão no Distrito Federal.

                                              Via-Sacra em Santa Maria - DF

Santa Maria, é privilegiada pelo rico patrimônio ambiental marcada por nascentes de águas cristalinas, com as que formam os rios alagados, e Santa Maria também possui em seu território duas das mais belas quedas d’água da região:

  • Cachoeira Saia Velha

Localização: Na saída sul BR-040 (entrada do SOLARIUS).

Acesso: 35 km de Brasília, BR 040 Acesso a esquerda do monumento SOLARIUS.

Descrição: Área rica em vegetação e com várias quedas d'águas e piscinas naturais. Funciona no local a primeira Usina Hidroelétrica que abastece Brasília. Saia Velha é aberta ao público e oferece toda infra-estrutura para lazer de toda família.

                                             Cachoeira Saia Velha, Santa Maria-DF

  • Cachoeira do Tororó (Salto do Tororó)

Localização: DF-140, km 06, acesso QI 23 - Lago Sul, em direção a Unaí (MG) e do Clube da Área Alfa-Marinha.

Acesso: DF-001 no Trevo da DF-140, seguir mais 06 km, entrar na estrada não asfaltada, fica à 35 km de Brasília e a 28 km de Santa Maria.

Descrição: A água é limpa e cristalina, com leito pedregoso e levemente acidentado. Sua paisagem é exuberante, é um convite a prática de esportes radicais.

As trilhas de acesso são cobertas por rochas de quartzitos, dando o tom mágico ao local.

                                            Cachoeira do Tororó, Santa Maria-DF

  • Solarius

O Solarius está localizado à altura do km 06 da BR-040. Também conhecido por Pioneiros Candango, é um monumento doado em 1967 pelo governo Francês ao Governo Brasileiro, em homenagem a construção da nova capital, Brasília. Simboliza a ocupação territorial do Distrito Federal e representa o esforço de todos os brasileiro no sentido de se construir a Capital Federal e foi inaugurado em 26 de novembro de 1967.

Criado e esculpido pelo escultor Francês Auge Falchi, o monumento foi idealizado a partir das informações vinculadas pelos noticiários Franceses, sobre o movimento de migração dos brasileiros de todas as Regiões a fim de construírem a Capital Nacional.

Vindo de Nice, na França, o monumento foi embalado em 07 blocos de aço corten e transportados para Brasília em 16 metros de altura. Sua estrutura é de aço, com chapas galvanizadas, lã de vidro produtos plásticos.

  • Solar das Àguias D'Blades (Turismo Rural)

O Solar das Águias D'Blades encontra-se aberto, das 9:00h às 17:00h sábados, domingos e feriados, para grupos de melhor idade, aniversários, igrejas. Pacotes especiais para escolas e confraternização em geral.

Oferece Turismo Rural e Esportes Radicais (Trilhas Ecológicas, Cavalos, Avestruzes, Horta, Comidas Típicas, Esportes Radicais).

Localização: DF-001, km 43 - Região da Marinha - Área Alfa - Santa Maria

  • Agroturismo Buriti Alegre (Turismo Rural)

Localização: DF-001, km 42,5 (entre os trevos da Marinha e de Unaí, a 35 km, da Rodoviária de Brasília)


Confira algumas obras e serviços realizados na área de saúde de 2011 a 2013 em Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde:

  • Inauguração dos serviços de urologia, mastologia e cirurgia plástica;
  • Inauguração do banco de Leite do HRSM;
  • Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial;
  • Cobertura do programa de Saúde da Família: DEZEMBRO 2010: 17% / NOVEMBRO 2013: 28%; e,
  • Leitos de UTI no HRSM: DEZEMBRO 2010: 60/ NOVEMBRO 2013:100.
Nos últimos 3 anos Rafael Barbosa atuou como responsável pela gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lutando por mudanças e melhorias para a saúde da população. Ainda há muito pra fazer, mas Barbosa já garantiu mudanças significativas para o Santa Maria.

 Equipe 1310.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Parabéns Recanto das Emas.

O Recanto das Emas,  Região Administrativa XV, foi fundado em 28 de julho de 1993 para atender a demanda de moradia pelo Programa de Assentamento do Governo do Distrito Federal.

Os antigos moradores desta região relatam que quando foram divididos os loteamentos, esta era uma reunião de chácaras, onde se destacava uma espécie de arbusto chamado canela-de-ema. Existia também no local um sítio chamado Recanto, onde vivia grande quantidade de emas, espécie própria do cerrado. Desta forma originou-se o nome Recanto das Emas.

Hoje o Recanto deixou de ser um simples assentamento e vem se transformando numa das cidades que mais crescem no Distrito Federal.  Sua população já ultrapassa os 130 mil habitantes. O comércio local desenvolve-se rapidamente resultando a certeza do crescimento da cidade com geração de empregos e renda para os Recantenses. Os diversos programas sociais desenvolvidos na cidade são de fundamental importância no processo de incentivo à economia local e no combate ao desemprego.

Principais Pontos Turísticos

Espaços Naturais 

O Recanto das Emas conta com belíssimas reservas naturais. Em 1996, por meio da lei 1.188 foi criado o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Sua localização é na área delimitada pela chácara Aldeia da paz, compreendendo a cabeceira do córrego Monjolo.
No parque há duas cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes. Essas características conferem grande valor paisagístico ao local, proporcionando à comunidade uma área destinada à conservação, visando à manutenção das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema da região. 

Cultura e Lazer 

Na área cultural, a cidade oferece várias opções como shows, teatro, artesanato e atividades lúdicas. Em geral, esses eventos são realizados em espaços existentes como as feiras permanentes, onde artistas locais apresentam músicas, danças regionais e pequenas dramatizações mambembes. Há grupos de pagode, forró, de teatro e dança. As apresentações fazem parte do Projeto Recanto da Arte, que visa incentivar os artistas recantenses, como também de todo o DF.

O Recanto das Emas

Conta ainda com uma biblioteca na quadra 302, com um acervo de 10 mil livros e uma brinquedoteca na quadra 601, onde as crianças vivenciam momentos de lazer, convivência a e aprendizagem. A cidade possui também um auditório no centro Urbano entre as quadras 206 e 300, com 250 lugares.

Monumento das Emas

A principal referência da cidade é o monumento das Emas, localizado na entrada do Recanto. A obra foi transformada em cartão postal por ser considerada também um patrimônio da cidade.  


O Recanto das Emas, está fazendo 21 anos. Cada dia mais bonita!!! Só quem anda de verdade por essa cidade, conhece em detalhes seus maiores tesouros. Amamos esse encanto! Por isso, trabalhamos duro para conquistar uma UPA e mais duas clínicas da saúde. Além disso, a participação do programa Saúde da Família cresceu de 12% de cobertura para 60%. São marcos para comemorarmos juntos e queremos fazer muito mais! Parabéns, Recanto!

Equipe 1310. 

sábado, 26 de julho de 2014

Catarata

      Você sabia?

  • A catarata não é causada pelo uso excessivo dos olhos e não pode passar de um olho para o outro, embora possamos desenvolver a catarata nos dois olhos.


O que causa a catarata – Detalhes médicos

Catarata adquirida

Como a nossa pele, a lente do olho é um tipo de epitélio. Mas, ao contrário da nossa pele, o cristalino não pode perder células no ar. Com a catarata relacionada à idade, a catarata nuclear, o núcleo do cristalino se torna mais espesso à medida que as células se desprendem e se depositam no meio dele.

Ao mesmo tempo, a capacidade do corpo ciliar de nutrir o cristalino contribui para a formação da catarata.

Traumas, como um ferimento que penetra direto no cristalino, uma concussão, um choque elétrico ou relâmpago, ou o uso de irradiação para tratar um tumor ocular, podem causar catarata, normalmente a catarata subcapsular posterior.

O diabetes pode causar catarata fazendo com que o cristalino fique super-hidratado. Quando isso ocorre, depósitos ou opacidades podem ser formar na parte frontal (anterior) ou traseira (posterior) do cristalino. Em alguns casos, esse tipo de catarata pode se formar em alguns dias.

Um distúrbio endócrino, como uma tireóide hipoativa ou hipotireoidismo, também pode causar a catarata.

A catarata tóxica normalmente é a catarata subcapsular posterior.

A causa mais comum de catarata secundária é a inflamação crônica de qualquer um dos componentes da úvea, incluindo a iris, o corpo ciliar ou a coróide a (essa inflamação também é conhecida como uveíte anterior crônica).

Outras causas da catarata secundária, como a cirurgia para tratar o glaucoma, a cirurgia vitreoretiniana, e o deslocamento da retina e a cirurgia subseqüente, também podem causar o desenvolvimento da catarata.

O glaucoma de ângulo agudo fechado congestivo também pode causar a catarata, como pode a miopia alta. A miopia simples não predispõe uma pessoa a desenvolver a catarata, no entanto.

Além disso, distrofias de fundo hereditário, como retinite pigmentosa, neuropatia óptica hereditária de Leber, atrofia girata, síndromes de Wagner e de Stickler, também podem ser associadas à catarata subcapsular posterior.

Catarata congênita

Além da hereditariedade, outras causas de catarata congênita incluem distúrbios metabólicos, como galactosemia ou hipoglicemia , e infecções intra-uterinas, como a rubéola, o herpes simples e a varicela.

     Você sabia?
  • A catarata adquirida é responsável por mais de 99% de todas as cataratas. A catarata congênita, por menos de 1%


Quem trabalha para melhorar a vida das pessoas sabe a importância de ver a vida melhor a cada dia. Foi por isso que Rafael Barbosa, como secretário de saúde, fez a Carreta da Visão (unidade móvel oftalmológica da Secretaria da Saúde), que oferece consultas e cirurgias gratuitas a pacientes que são atendidos por ordem de chegada, sendo que os idosos maiores de 60 anos e quem estiver agendado pelo Sistema de Regulação da SES-DF têm prioridade. 



Como Deputado Federal, Rafael Barbosa vai trabalhar para que o futuro governador faça mais Carretas da Visão e outras iniciativas que melhorem a saúde de toda a população.






Equipe 1310. 



sexta-feira, 25 de julho de 2014

Concurso Hospital das Forças armadas... inscrições até o dia 28 de julho de 2014.

O Hospital das Forças Armadas (HFA) lançou o edital nº 9/2014 destinado à abertura do concurso público que irá contratar, por tempo determinado, 325 profissionais de níveis médio/técnico e superior. A remuneração pode chegar até R$ 4.182,90, para o desempenho das atividades em jornada de 20, 30 e 40 horas semanais.
As inscrições serão realizadas via internet, no site www.cetroconcursos.org.br, de 09 a 28 de julho de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 90,00.
Cargos
As oportunidades são para técnicos em atividades hospitalares (Enfermagem, Farmácia, Laboratório e Nutrição/Dietética), enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e médicos especialistas em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Hiperbrárica, Intensivista UTI Geral, Intensivista Neonatal, Medicina do Trabalho, Neurologia, Pediatria, Proctologia, Traumato-Ortopedia e Urologia.
Seleção
O processo seletivo dar-se-á por meio de provas, que serão realizadas em Brasília/DF, na data provável de 21 de setembro de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de edital de convocação a ser publicado no Diário Oficial da União e através da internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br).
Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do Hospital das Forças Armadas - HFA.
O edital completo pode ser lido aqui: http://www.cetroconcursos.org.br/site/?p=concurso_detalhes&tipo=1&id=2117

Equipe 1310. 

Concurso Saúde DF, auxiliar operacional de serviços diretos, 400 vagas.

A Secretaria de Estado de Administração Pública do Distrito Federal (SEAP-DF) divulgou o edital nº 01 – SEAP/SES-AOSD, com o propósito de prover vagas para o cargo de Auxiliar Operacional de Serviços Diretos (AOSD, nível fundamental), no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde. O certame está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Serão preenchidas 160 vagas de provimento imediato e 240 vagas para formação de cadastro de reserva no cargo, que faz parte da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. As áreas de atuação/especialidades com demanda de vagas são: Anatomia Patológica, Ortopedia e Gesso, Farmácia e Patologia Clínica. A remuneração inicial oferecida é de R$ 1.697,25, para o desempenho em jornada de 30 horas semanais.

Inscrição e Provas

A inscrição custará R$ 34,00 e poderá ser feita exclusivamente pelo endereço do IADES (http://www.iades.com.br) em períodos diferenciados:

Para concorrer às especialidades AOSD Anatomia Patológica e Ortopedia e Gesso, as inscrições vão de 16 de junho e 13 de agosto de 2014;

No período entre 16 de junho e 28 de agosto de 2014, ocorrerão as inscrições para especialidades AOSD Farmácia (código 303) e Patologia Clínica.

Os candidatos serão selecionados por meio da aplicação de provas objetivas, a serem realizadas no Distrito Federal. Essas provas serão aplicadas na data provável de 28 de setembro de 2014, para a área de Anatomia Patológica e Ortopedia e Gesso e no dia 12 de outubro de 2014 para as especialidades de Farmácia e Patologia Clínica.

Os locais, datas e horários definitivos de aplicação das provas objetivas serão divulgados pelo IADES a partir de 18 de setembro e 2 de outubro de 2014, a depender da especialidade.

Confira o edital e outras atualizações: http://www.iades.com.br/inscricao/ProcessoSeletivo.aspx?id=22170168


Equipe 1310. 

Concurso Saúde DF, Nível Médio e Técnico, 2.879 vagas.

A Secretaria Estadual de Administração Pública do Distrito Federal publicou o edital de concurso público nº 01/2014 – SEAP/SES-NM para contratação de Técnicos em Saúde da Carreira Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal. São 2.879 vagas disponíveis para a função, sendo 1.152 para contratações imediatas e 1.727 para formação de cadastro de reserva.
Vagas

Os interessados podem ter as seguintes formações para assumir uma das vagas: Técnico em Higiene Dental, Técnico em Nutrição;  Técnico Administrativo, Técnico em Laboratório (Anatomia Patológica, Histocompatibilidade e Patologia Clínica), Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia. Do quantitativo total de oportunidades, 20% estão reservadas para portadores de deficiência.
A jornada de trabalho dos contratados será de 24 ou 30 horas semanais, por salário de R$ 1.728,25.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 16 de junho até às 22h de 30 de julho de 2014, pelo site da organizadora do certame, no http://www.iades.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 36. O prazo de quitação dessa taxa é até 05 de agosto de 2014.
Avaliação

Os inscritos serão selecionados por meio de Prova Objetiva, a ser aplicada provavelmente em 14 de setembro de 2014, pela manhã ou tarde, a depender da vaga disputada pelo candidato.
Em 04 de setembro de 2014, os candidatos serão informados pelo http://www.iades.com.br sobre local e horário da Prova. Nesse mesmo portal eletrônico também será comunicado o resultado final.
Validade

Com dois anos será esgotado o prazo de validade do certame, tendo possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Edital e demais atualizações: http://www.iades.com.br


Equipe 1310. 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Carreta da Mulher no DF.

Atualmente, as cinco Carretas da Mulher estão em Planaltina, SIA, Recanto das Emas, Ceilândia e Brazlândia (veja endereço abaixo). São oferecidos três tipos de atendimento, e cada unidade tem a capacidade máxima de realizar 150 exames diariamente.
Mamografias e ecografias necessitam de pedido médico. Para mulheres acima de 50 anos (idade de risco), porém, o exame pode ser feito sem o pedido. Para fazer o requerimento, a paciente deve ir ao centro de saúde mais próximo à sua residência. O resultado da ecografia fica pronto em alguns minutos após a conclusão do exame. Já o da mamografia fica pronto em até sete dias, e o Papanicolau requer 30 dias.
RECOMENDAÇÕES – Para fazer o Papanicolau, a equipe técnica das carretas recomenda alguns cuidados, como evitar manter relações sexuais dois dias antes do exame; evitar usar creme vaginal um dia antes do exame; se estiver menstruada, marcar outra data para colher o material; e evitar fazer limpeza com ducha na região da vagina antes do exame.
O objetivo do programa é rastrear e detectar precocemente câncer em mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 50 a 69 anos para a mamografia, e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero.
O atendimento é das 8h às 17h. 

* Local: Planaltina   Morumbi – ao lado da escola Osório Bakchin;
Até 24 de julho

*Local: SIA    Estacionamento da Administração do SIA, ao lado da Feira dos Importados;
Até 25 de julho

*Local: Recanto das Emas – Clínica da Família – Quadra 104/105 – Área Especial
até 1º de agosto 

*Local: Ceilândia – QNN 16, Lt F, Área Especial
até 8 de agosto

*Local: Brazlândia - Centro de Saúde no 01 – Entre quadras 6/8, Área Especial no 01 (Av. dos bancos) 
até 11 de agosto 

Mais informações: www.carretadamulherdf.com.br
Qualquer dúvida, ligar para:
Dôra ou Thaís (Subsecretaria de Atenção Primária), fone 3348-6257


CARRETA DA MULHER. MAIS SAÚDE PARA A MULHER, PERTINHO DE CASA.

Foi pensando na saúde de milhares de mulheres do DF que Rafael Barbosa, como secretário de saúde, fez a Carreta da Mulher.

Desde 2012, mais de 135 mil exames já foram realizados, incluindo os preventivos ao câncer de colo de útero, mamografias e ultrassonografias.

Como Deputado Federal, Rafael Barbosa vai trabalhar para que o futuro governador do DF faça mais Carretas da Mulher e outras iniciativas que melhorem a saúde das mulheres e de toda a população.


Taguatinga, RA III.

É uma Região Administrativa e, se fosse considerada um município independente, seria um dos que mais cresceram em todo o país na última década. Taguatinga é considerada a capital econômica do Distrito Federal, com indústria moderna e comércio forte e variado, é a 12ª maior arrecadadora de ICMS dentre todos os municípios brasileiros. Os novos arranha-céus que surgem a cada dia, a animada vida noturna e o trânsito intenso nas largas avenidas contribuem para dar à cidade ares de metrópole. 

Taguatinga, hoje, não lembra mais a cidade que nasceu como acampamento de operários da construção de Brasília, mais tarde destinada a abrigar as invasões formadas ao redor do Plano Piloto, distante apenas 20,9 quilômetros. 

Praça do Relógio

A vida noturna é uma das mais badaladas do Distrito Federal, com seus bares e restaurantes que já conquistaram não só os moradores locais, como também os de outras cidades e do Plano Piloto. Atualmente, os investimentos em Taguatinga são cada vez mais numerosos, sobretudo no setor imobiliário.

A cultura tem sido incentivada e ganha, cada vez mais, força em Taguatinga, que já revelou muitos artistas, grupos musicais e teatrais. Os eventos principais são a Festa do Peão Boiadeiro, em 5 junho, e a Facita, também em junho. O ponto turístico mais procurado é o Parque Vivencial Saburo Onoyama.




Confira algumas obras e serviços realizados na área de saúde de 2011 a 2013 em Taguatinga, por meio da Secretaria de Saúde:
  • Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Álcool e outras drogas);
  • Reforma da Unidade Mista de Saúde;
  • Implantação do Centro Especializado em Reabilitação, na Unidade Mista;
  • Implantação da Sala de Saúde do Homem, na Unidade Mista ;
  • Reforma do Banco de Leite do HRT;
  • Reforma do Pronto-Socorro do HRT;
  • Implantação do Serviço de Acupuntura no HRT; e,
  • Inauguração do Centro de Atendimento a Pessoas com Câncer, no HRT (com quimioterapia).
Nos últimos 3 anos Rafael Barbosa atuou como responsável pela gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lutando por mudanças e melhorias para a saúde da população. Ainda há muito pra fazer, mas Barbosa já garantiu mudanças significativas para o Taguatinga. 



Gama, RA II.

Vista do alto, o Gama assemelha-se a uma colmeia, devido ao seu formato hexagonal. Quem chega a Região Administrativa II percebe a semelhança com o obrigo das abelhas também por outros aspectos. A cidade é uma das mais dinâmicas do Distrito Federal.

Cada vez mais independente do Plano Piloto, o Gama possui movimentos culturais que já se firmaram e atraem públicos de outras localidades, como o Festival de Música Popular e as apresentações de filmes e peças teatrais no Cineclube Porta Aberta.

A cidade também é conhecida pelas belezas naturais da região, como o Parque Recreativo do Gama, onde uma cachoeira e piscinas naturais atraem milhares de visitantes.


O Gama nasceu em 1960, no mesmo dia da inauguração de Brasília, para abrigar os operários que trabalhavam na construção da barragem do Lago Paranoá. O nome foi escolhido em homenagem ao padre Luiz Gama Mendonça, que celebrou a primeira missa no local. Com 377,60 quilômetros quadrados de área, a cidade se divide nos setores Norte, Sul, Leste, Oeste e Central, todos com áreas residenciais e comerciais.

O padroeiro da cidade é São Sebastião, cuja festa litúrgica se dá em 20 de janeiro.

A cidade tem, como principal atrativo, o Estádio Walmir Campelo Bezerra, que está situado no Setor Central. O estádio é utilizado pela Sociedade Esportiva do Gama, que é a equipe de maior torcida do Distrito Federal.





Confira obras e serviços realizados na área de saúde de 2011 a 2013 no Gama, por meio da Secretaria de Saúde:
  • - Reforma do Centro de Saúde do DVO;
  • - Recuperação da cobertura do HRG;
  • - Recuperação de toda área física das unidades de internação do HRG;
  • - Individualização dos leitos do Pronto Socorro Adulto;
  • - Reforma do Pronto Socorro Infantil;
  • - Reforma e ampliação do Centro de Saúde nº 03;
  • - Implantação do parto humanizado;
  • - Reforma dos estacionamentos internos do HRG, com pavimentação asfáltica e sinalização;
  • - Reforma de ambulatórios;
  • - Construção da sala de gesso e pequenas cirurgias do ambulatório;
  • - Reforma da unidade de fisioterapias e de terapia ocupacional;
  • - Ampliação de mais uma sala para exames de Raio X;
  • - Substituição de dois elevadores;
  • - Aquisição de camas eletrônicas e de cadeiras para acompanhantes dos pacientes em internação;
  • - Aquisição de três novas ambulâncias;
  • - Ampliação e reforma da Unidade de Terapia Intensiva Adulta (de 7 leitos para 20);
  • - Reforma e ampliação dos Centros de Saúde nº 01 e 05;
  • - Abertura de mais três salas cirúrgicas no HRG;
  • - Reforma do Posto de Saúde para atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) na Ponte Alta;
  • - Construção da área física para o Programa de Assistência à Vítimas de Violência;
  • - Reforma geral da área física do banco de sangue do HRG;
  • - Reforma dos consultórios do pronto socorro;
  • - Implantação do serviço de classificação de risco e acolhimento das emergências do HRG;
  • - Implantação do serviço do pé diabético no HRG;
  • - Criação do ambulatório de baixo risco;
  • - Novas instalações para o serviço de vigilância epidemiológica;
  • - Cobertura de PSF de 5% para 65% da população do Gama.  
                                                    Fonte: Administração do Gama

                                                    Nos últimos 3 anos Rafael Barbosa atuou como responsável pela gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lutando por mudanças e melhorias para a saúde da população. Ainda há muito pra fazer, mas Barbosa já garantiu mudanças significativas para o Gama.


                                                    Equipe 1310

                                                    quarta-feira, 23 de julho de 2014

                                                    Como proteger a saúde do ar seco

                                                    Começou o tempo quente durante o dia e frio a noite. A seca começa a pegar pesado no fim de Julho até outubro. Porém, é fácil passar pela temporada se você se atentar aos cuidados. 

                                                    Brasília amarga um período de baixa umidade do ar que provoca problemas respiratórios em seus quase 2 milhões de habitantes e resseca por inteiro os gramados da capital do país.

                                                    Os moradores de Brasília que sofrem de rinite alérgica tem seus problemas agravados pela inflamação da mucosa nasal, provocada pelo ressecamento típico de inverno no planalto Central. Para combater esse mal, o melhor é as pessoas instalarem um umificador de ar ao pé da cama. Quando isso não é possível, você pode usar qualquer outro substituto: bacia com água no quarto, toalhas molhadas no berço das crianças, etc…

                                                    Quando ocorre a seca, as doenças respiratórias aparecem: os resfriados, as gripes, as infecções respiratórias e a desidratação minam a saúde das crianças, sobretudo os filhos dos mais pobres que residem nas cidades-satelites da capital federal.

                                                    O ressecamento das mucosas do aparelho respiratório torna as pessoas mais suscetíveis ao ataque dos vírus bactérias e, portanto mais sujeitas a todo tipo de afecção respiratória. As pessoas portadoras de asma são as que mais sofrem.


                                                    •  Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco;
                                                    • Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos;
                                                    • Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos;
                                                    • Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores); e,
                                                    • A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
                                                    Desejamos sucessos, saúde e sabedoria a todos!

                                                    Equipe 1310.

                                                    Rafael Barbosa, ex-secretário de saúde.

                                                    O ex-secretário de saúde do DF Dr. Rafael Barbosa sabe que três anos foram poucos para melhorar a saúde no DF, mas nos três anos fez o seu melhor. Em entrevista para o jornal da comunidade ilustra algumas das melhorias realizadas na sua gestão...

                                                    *Todos os hospitais passaram por reforma, com ampliação e criação de  novos serviços. Ampliamos pronto-socorros, como o do Hospital de Planaltina, inauguramos o bloco materno-infantil de Sobradinho, inauguramos o pronto-socorro do Hospital de Taguatinga,  o centro cirúrgico de Ceilândia, a UTI e o pronto-socorro do Gama, ou seja, uma série de obras que foram feitas que tem garantido um melhor atendimento para nossa população. Além disso, tem a parte de equipamentos. Nós tínhamos 11 equipamentos de tomografia na rede, sendo que oito estavam quebrados. Então, se investiu muito na incorporação de novas tecnologias na rede, os aparelhos foram todos consertados, antes tinha fila de espera pra tudo, para tomografia, para ressonância magnética, hoje não tem mais fila de espera para se fazer exames na nossa rede. 

                                                    *Melhoramos o atendimento voltado à saúde mental. Éramos a segunda unidade da Federação com a pior cobertura de atendimento. Inauguramos cinco unidades de atendimento para alcoólicos e outras drogas, com atendimento 24 horas e internação, não existia nenhuma no DF. Modernizamos a nossa rede, somos os únicos no Brasil a possuir prontuário eletrônico em todos os hospitais. Lançamos uma parceria público-privada para a construção de dois hospitais novos, um no Gama com 500 leitos e um de trauma dentro do complexo do Hospital de Base, com 250 leitos. Estamos também com o processo para a construção de um Hospital do Câncer aqui em Brasília, de 150 leitos.

                                                    *Criamos novos serviços, como o de hemodinâmica do Hospital de Base, que faz cateterismo e angioplastia, funciona 24 horas e recentemente compramos mais um equipamento. Além disso, compramos novos tomógrafos para a rede, vamos inaugurar o PETCT, aparelho que faz um exame auxiliar para diagnóstico e acompanhamento do tratamento do câncer, que ainda não tem na rede pública, esse será o primeiro. Também temos a ampliação de serviços, o exemplo maior disso é  o número de UTIs. Antes eram 206 leitos na rede pública, em três anos nós já dobramos esse quantitativo, hoje são 437 leitos de UTI dentro da própria rede. Inauguramos nove clínicas da família, construídas todas nesse governo, o que mostra a preocupação com a saúde da família. Quando assumimos a cobertura era a pior do Brasil, de apenas 12%, hoje a estratégia de saúde da família está em 30%. Eram 123 equipes, hoje já são 260. Implantamos no primeiro ano de governo o Hospital da Criança José de Alencar, que tem um modelo de excelência e a construção da segunda etapa já começou, a previsão de inauguração é outubro. Já contratamos cerca de 13 mil novos servidores para a rede. Reformamos 40 centros de saúde para nossa população. 



                                                    Equipe 1310.

                                                    Primeira reunião oficial.

                                                    Dia 18 de junho de 2014, Comissão Fundadora da Politica do DF CFPDF/RA-V/RA-XXVI/RA--XXXI - Federação Politica do DF - Regiões: Sobradinho-I, Sobradinho-II e Fercal,  participação de mais de 400 (quatrocentas lideranças) que participaram da primeira reunião oficial!

                                                    Abertura com o grande e talentoso cantor Ney Santos seguido do culto/louvor abençoado do Pastor Gilberto Santos. 


                                                    Cantor Ney Santos 


                                                    Pastor Gilberto Santos


                                                    Rafael Barbosa, é reconhecido por ser um bem sucedido médico e empresario, qualidades que fizeram a diferença nos últimos três anos em que esteve no comando da SES-DF (Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal), garantindo mudanças significativas para as cidades do Distrito Federal. 
                                                    Ainda há muito o que se fazer, mas Rafael Barbosa já garantiu mudanças significativas para Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal. O alcance da saúde aumentou, as cidades comemoram!



                                                    Dr. Rafael Barbosa e lideres


                                                    Dr. Rafael Barbosa e Pastor Gilberto Santos 




                                                    Desejamos sucessos, saúde e sabedoria a todos!

                                                    Brasilia em primeiro lugar!!!


                                                    Equipe 1310.